10 motivos porque você deve fazer uma dieta cetogênica

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Número 10: A dieta cetogênica reduz a ansiedade e depressão.

 

A razão número 10 é amplamente discutida e apoiada por vários estudiosos e praticantes da dieta. Atingir um estado de cetose nutricional pode apoiar o equilíbrio energético e a estabilidade do humor por meio de níveis regulados de açúcar no sangue e redução da inflamação. Esta é apenas uma das muitas razões pelas quais as pessoas que tem um estilo de vida baseado na dieta cetogênica, se sentem com mais energia e mais clareza mental para lutar contra o mal da ansiedade e depressão.

 

Número 9: A dieta cetogênica equilibra os hormônios.

 

Usar a gordura como o combustível principal do corpo faz muito bem para as glândulas reprodutivas e ajuda na liberação de estrogênio armazenado na gordura corporal. Também, a  dieta cetogênica é considerada por muitos como a dieta mais poderosa para a fertilidade, pois reduz drasticamente a insulina em jejum, regula os níveis de açúcar no sangue e apoia o equilíbrio dos hormônios FSH (hormônio folículo estimulante) e LH (hormônio luteinizante). Procure um especialista em dieta cetogênica que ele irá te dar todo o suporte que você precisa para entender melhor como a dieta cetogênica pode ajudar na regularização dos seus hormônios e se você irá precisar tomar algum suplemento para te ajudar.

Número 8: A dieta cetogênica ajuda a manter sua massa muscular

 

Enquanto em outras dietas você pode sofrer perda de massa muscular e gordura, diminuindo a taxa metabólica basal, se for feita da maneira correta, a dieta cetogênica irá conservar os seus músculos! À medida que nos adaptamos à gordura, o corpo tem menos probabilidade de acessar o tecido magro (os músculos) para obter energia, na verdade, o acesso à gordura armazenada melhora, tornando assim, a gordura como fonte preferencial de combustível para o corpo!  Além do mais, se você quiser adicionar o jejum intermitente juntamente com a dieta Cetogênica, o jejum aumenta a secreção de HGH Human growth hormone/ do Hormônio do crescimento humano, o que é fundamental para a manutenção da massa corporal magra! Comparado às dietas restritas a calorias, estudos recentes mostram que o jejum tem sido 4 vezes melhor em preservar a massa magra.

 

Número 7: A dieta cetogênica aumenta e fornece energia por mais tempo

 

A razão 7 para fazer uma dieta cetogênica é que você pode ficar mais energizado. Quando estamos nos alimentando à base de carboidratos, nosso corpo experimenta baixas ou mudanças de energia, pois a energia vinda dos alimentos com carboidratos é rapidamente digerida, fazendo com que fiquemos com fome mais rápido, experimentando, assim, uma redução de energia. Quando o nosso corpo se adapta à queima de gordura como fonte principal de energia, o corpo sempre poderá alcançar as reservas de gordura como combustível, o que significa que podemos passar mais tempo sem nos alimentarmos! A maioria das pessoas que eu tenho ajudado a fazer a dieta cetogênica notaram um aumento de energia.

 

Número 6: Você pode comer alimentos da dieta em qualquer lugar!

 

Comer menos carboidratos pode parecer algo restritivo se você estiver acostumado com a dieta ocidental padrão, cheia de alimentos processados… mas, uma vez que você redefinir seu foco, você aprenderá rapidamente que pode comer em qualquer lugar! A chave é manter tudo simples e descomplicado e pedir o que você QUER! Exemplo: “Eu gostaria de comer um hambúrguer, sem pão, enrolado em alface com bacon e abacate, substitua as batatas fritas por uma salada verde com azeite de oliva e uma fatia de limão”. A dieta cetogênica também é muito fácil fazer quando você precisa viajar, em todo restaurante você é capaz de pedir uma salada de verduras com uma carne, peixe ou frango. Mas e se você tiver em um lugar que só tenha comida processada?. Você pode Fazer um Jejum. É MUITO mais fácil e pode ser uma boa opção!

 

Número 5: Queima de gordura corporal

 

Foi demonstrado que uma dieta cetogênica queima até 10 vezes mais gordura do que outras dietas, de acordo com um estudo em Diabetes e Síndrome Metabólica*. Este estudo comparou uma dieta cetogênica a uma dieta tradicional e mostrou que o grupo da dieta cetogênica teve alterações significativas em peso, porcentagem de gordura corporal, IMC e hemoglobina A1c em 10 semanas em comparação com as da dieta tradicional! Em uma dieta cetogênica, alcançamos as reservas de gordura armazenadas para poupar energia, poupando músculos, o que mantém nossa Taxa metabólica basal ou calorias queimadas em repouso, à medida que perdemos centímetros da gordura corporal pura!

 

Número 4: Reduz a inflamação

 

Usar gordura como fonte de combustível gera muito menos inflamação do que a queima de açúcar, e as cetonas diminuem a resposta inflamatória. Uma dieta cetogênica remove alimentos inflamatórios, incluindo glúten, milho, soja, açúcar refinado e carboidratos! A remoção desses alimentos SOZINHO vai diminuir a inflamação no organismo, mas existem mecanismos além disso que fazem da dieta cetogênica uma ótima opção para condições inflamatórias crônicas! 

Estar em uma dieta cetogênica reduz a inflamação e também pode reduzir a dor porque: 

  • Diminui a atividade excessiva do sistema nervoso, que pode reduzir a percepção da dor 
  • Reduz as espécies reativas de oxigênio que contribuem para a inflamação* e 
  • Ativa o PPAR-gama, um marcador anti-inflamatório conhecido ao inibir marcadores inflamatórios como NF-kB, TNF-alfa e COX-2, como visto em um estudo que eu coloquei aqui na descrição*!
células sanguíneas

Número 3: Reduz os níveis de açúcar no sangue e pode reverter a diabetes

 

Uma dieta cetogênica pode ser útil para tratar e até mesmo reverter a diabetes tipo 2, pois permite que o corpo mantenha níveis baixos (mas seguros) de glicose!  Ao reduzir o carboidrato da dieta, eliminamos picos de açúcar no sangue e reduzimos a necessidade de insulina! Quando o corpo fabrica cetonas como fonte principal de combustível a partir da gordura corporal como combustível, em vez de glicose a partir dos carboidratos, a sensibilidade à insulina é aprimorada e os receptores celulares ficam menos inflamados. Isso ajuda na perda de peso para alguém que estava acima do peso e com resistência à insulina. As cetonas podem ser um combustível mais limpo para o seu cérebro, equilibrando o humor e sua energia.

 

Número 2: Diminui a ânsia alimentar

 

Uma alimentação cetogênica sacia bastante devido ao seu alto teor de gordura e também nos leva a remover muitos alimentos que provocam a ansiedade e que aumentam os desejos e os excessos! Os corpos cetônicos aumentam a saciedade e diminuem a fome*! Isso se deve em parte à ação das cetonas na leptina ou ao hormônio de saciedade do corpo, bem como à ação no GLP-1*, que sinaliza ao cérebro que você se alimentou em quantidade suficiente!

 

Número 1: Sinta-se bem consigo mesmo!

 

Eu escuto isso repetidamente dos participantes do meu programa de emagrecimento da dieta cetogênica – seja porque somos capazes de vestir aquela roupa antiga que não cabia mais, ou por sentirmos que nossos hormônios estão finalmente equilibrados, e não nos sentimos mais à mercê de desejos incontroláveis por comida. Embora o PORQUE possa ser um pouco diferente para todos, essa é a razão pela qual considero a dieta cetogênica uma ferramenta tão poderosa para equilibrar as necessidades individuais de tantas pessoas.

 

Estudos Científicos citados:

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1871402116303137?via=ihub#!

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22669333

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3139783/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/14769489/

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21939657

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