Melhores Vegetais na Dieta Cetogênica

mãos cortando vegetais keto
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Vegetais na Dieta Cetogênica

 

Existem muitos vegetais saborosos que podem ser incluídos em uma dieta baixa em carboidratos. Além de serem baixos em carboidratos e calorias, eles podem reduzir o risco de várias doenças e melhorar sua saúde e bem-estar. Todos os alimentos são compostos de macronutrientes – carboidratos, proteínas e gorduras. Enquanto a carne e a maioria dos laticínios são compostos principalmente de proteínas ou gorduras, os vegetais contêm principalmente carboidratos. 

Em uma dieta cetogênica padrão, com menos de 5% de calorias de carboidratos, é importante saber quais vegetais são os mais baixos em carboidratos, principalmente se seu objetivo é consumir menos de 20 gramas de carboidratos por dia. Numa dieta cetogênica, vegetais com menos de 5g carboidratos líquidos podem ser consumidos com relativa liberdade – coma-os com manteiga, azeite de oliva e outros molhos! Espinafre, abobrinha, alface, aspargos e couve são ótimos vegetais em uma dieta cetogênica, mas podem ser mais difíceis de comer em grandes quantidades. 

Você terá que ser um pouco mais cuidadoso com vegetais um pouco mais ricos em carboidratos, como pimentão (especialmente os vermelhos e amarelos), couve de Bruxelas e vagem para manter abaixo de 20 gramas de carboidratos por dia em uma dieta Keto.  Seus carboidratos podem aumentar muito. Uma pimenta de tamanho médio pode ter de 4-7 gramas de carboidratos.

Se você está fazendo uma dieta baixa em carboidratos, mais moderada ou liberal, com mais de 20 gramas de carboidratos por dia, você pode comer quantos vegetais acima do solo desejar.

Aqui vai uma lista dos melhores vegetais na dieta cetogênica para que você tenha uma idéia de quais tipos de alimentos você pode incluir no seu plano de refeições diárias. Nós vamos falar sobre os vegetais sem amido, pois eles têm pouquíssimos carboidratos e contêm uma quantidade satisfatória de fibras, o que é algo muito bom para a sua saúde.

Lista de vegetais na Dieta Cetogênica:

 

  • Alcachofras
  • Espargos
  • Abacate
  • Vagem
  • Salsão
  • Coentro
  • Pepinos
  • Berinjela
  • Escarola
  • Alho
  • Raiz de gengibre
  • Alho-poró
  • Alface
  • Cogumelos
  • Quiabo
  • Azeitonas
  • Cebolas
  • Salsinha
  • Pimentas (todos)
  • Algas marinhas
  • Espinafre
  • Abóbora
  • Vagens
  • Acelga
  • Tomates (em pequenas quantidades e com bastante moderação)
  • Abobrinha

 

O que são vegetais crucíferos?

 

Existem os vegetais chamados crucíferos, que é um grupo de vegetais que pertencem à família Cruciferae e também são considerados vegetais de clima frio com flores de quatro pétalas, parecendo uma cruz.  Esses vegetais têm alto teor de vitamina C e fibras solúveis. Eles também contêm fitoquímicos e vários nutrientes. No entanto, eles apresentam uma característica que reduz levemente o iodo, que é usado pela tireóide para produzir hormônios. Provavelmente isso só ocorreria se você comesse exclusivamente vegetais crucíferos, já que as nozes cruas e outros alimentos substituem o iodo. 

Para não correr nenhum risco, se você está consumindo uma quantidade moderada a grande de vegetais crucíferos todos os dias em seu plano alimentar low-carb, adicione algas marinhas como a dulse à sua dieta – apenas um pouquinho em sua comida ou verdura, você já alcançará uma perda significativa de gordura se tiver muitas delas no seu prato.

Lista dos vegetais crucíferos:

 

  • Brócolis
  • Couve de Bruxelas 
  • Repolho
  • Couve-flor
  • Couve Verde 
  • Couve
  • Rabanete
  • Nabo

 

Outras dicas muito úteis

 

Aqui estão mais duas regras gerais que podem ajudá-lo a escolher vegetais com baixo teor de carboidratos:

– Em geral, os vegetais ideais na dieta cetogênica ​​são aqueles com folhas – todos os tipos de alface, espinafre são boas opções cetogênicas.

– Os vegetais verdes tendem a ter menos carboidratos do que os vegetais com muita cor. Por exemplo, o repolho verde tem menos carboidratos que o repolho roxo. O pimentão verde também é um pouco mais baixo em carboidratos do que o pimentão vermelho ou amarelo.

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