O que é uma dieta Cetogênica ou low-carb high-fat?

cortando abacate cozinhando
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Uma dieta low carb high fat significa que você come menos carboidratos e uma maior proporção de gordura.

Durante décadas, disseram-nos que a gordura prejudica nossa saúde. Entretanto, os produtos de “dieta” com baixo teor de gordura, muitas vezes cheios de açúcar e que inundaram as prateleiras dos supermercados, eles tem sido um grande erro e coincidiram com o início da epidemia de obesidade.

Estudos mostram, agora, que não há motivo para temer as gorduras naturais. A gordura é algo bom para a sua saúde. Em uma dieta baixa em carboidratos, você diminui a ingestão de açúcar e amidos. Você pode comer outros alimentos deliciosos até ficar satisfeito – e ainda perder peso.

Como funciona? Quando você evita o açúcar e os amidos, seu açúcar no sangue se estabiliza e os níveis de insulina, o hormônio de armazenamento de gordura, diminuem. Isso aumenta a queima de gordura e faz você se sentir mais saciado, reduzindo a ingestão de alimentos e causando perda de peso.

Estudos comprovam que uma dieta baixa em carboidratos facilita a perda de peso e o controle do açúcar no sangue, entre outros benefícios.

O básico

 

Comer: Carne, peixe, ovos, vegetais que crescem acima do solo e gorduras naturais (como a manteiga).

Evite: açúcar e alimentos com amido (como pão, macarrão, arroz, feijão e batatas).

Coma quando tiver fome, até ficar satisfeito. É simples assim. Você não precisa contar calorias ou pesar seus alimentos. 

E apenas esqueça os produtos industrializados que são desnatados ou dietéticos.

 

O que beber

 

Bebidas com baixo teor de carboidratos

A água é perfeita, e também o café ou o chá. Idealmente, não use adoçantes. Uma quantidade modesta de leite ou creme é OK (mas tenha cuidado com o café com leite. Para quem toma bebidas alcoólicas, o copo de vinho ocasional também pode.).

 

Quem não deve fazer uma dieta baixa em carboidratos?

 

A maioria das pessoas pode com segurança iniciar qualquer tipo de dieta baixa em carboidratos imediatamente. Mas nas três situações seguintes, você pode precisar de preparação ou adaptação adicional:

  • Você está tomando medicação para diabetes, ex. insulina?
  • Você está tomando medicação para pressão alta?
  • Você está amamentando?

Se você não estiver em nenhum desses grupos, você já está pronto para começar. Ótimo!

prato cetogênico

Benefícios potenciais de uma dieta Low-Carb

 

Por que você consideraria comer menos carboidratos? Existem muitos benefícios potenciais, comprovados pela ciência e experiência, como estes quatro:

 

Baixa teor de carboidratos e perda de peso

 

A maioria das pessoas começa a comer menos carboidratos para perder peso, um método bem conhecido e muitas vezes altamente eficaz. No entanto, a razão pela qual muitas pessoas continuam comendo low-carb high fat é mais freqüentemente os efeitos potenciais da saúde, como os que se seguem.

 

Inverter diabetes do tipo 2

 

As dietas low-carb high fat podem normalizar o açúcar no sangue e, assim, potencialmente reverter a diabetes tipo 2

O baixo teor de carboidratos também pode ser muito útil no tratamento do diabetes tipo 1

 

Acalmar o seu estômago 

 

O baixo teor de carboidratos pode resultar em estômago mais calmo, menos (ou nenhum) gás, menos cãibras e dores, etc.

Para algumas pessoas, esse é o principal benefício, e geralmente leva apenas um ou dois dias para experimentá-lo.

 

Reduzir ânsias de açúcar

 

Você está lutando para ficar longe de alimentos doces, mesmo que você tente comê-los em “moderação”? Low-carb high fat diets geralmente diminuem e, às vezes, eliminam as ânsias por doces.

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